domingo, 28 de outubro de 2007

Aos domingos no Parque das Nações...


O Parque das Nações é, hoje, uma das zonas urbanas mais estruturadas de Lisboa. Sinto-me, pois, enquanto morador, um privilegiado ao poder usufruir de alguma qualidade de vida que subsiste neste espaço.

Quando nos recordamos dos pântanos que caracterizavam a zona oriental de Lisboa, antes da Expo 98, e a inerente degradação ambiental percebemos a relevância do planeamento urbano. A recuperação da relação da cidade com o Rio foi essencial.
Ainda assim me parece que, nos últimos anos, se tem exagerado na capacidade construtiva. A implantação em breve da "cidade judiciária" trará ao local hordas de gente não previstas...Os "arranha-céus" em edificação inflacionarão negativamente a densidade populacional...sobretudo quando deixamos de ver novos projectos verdes: parques, relvados, ...
Hoje, como regra geral aos sábados e domingos soalheiros, é um prazer e sinal de modernidade observar os milhares de famílias que caminham, correm, pedalam ou simplesmente descansam nos relvados e passeio marítimo do Parque das Nações.
Sentimo-nos (pelo menos os que conhecem os parques e os hábitos sociais das grandes capitais europeias) com certeza mais felizes e orgulhosos.
Ficam, todavia, algumas sugestões:
1. Mais segurança, apesar de não haver notícia de alarmismo ou criminalidade, a presença de policia (agora por causa da Presidência da UE que está sediada no Pavilhão Atlântico) é bem vinda e de quem possa evitar a degradação do mobiliário urbano ou dos relvados, mais ainda!
2.Mais bebedouros, porquanto água é vida e em local de elevada prática desportiva a sua existência torna-se imperativa.
3. Mais casas-de-banho, pois nos 3 kilómetros que distam da Expo Sul à Expo Norte apenas encontramos uma instalação sanitária na área norte (e os empresários da restauração não têm qualquer obrigação neste domínio!).
4. Quiosques em regime de concessão com bebidas, alimentos, jornais, ... permitindo o acesso a bens que apenas estão dipsoníveis no Centro Comercial...e que manifestamente não é o mesmo que passear ao ar livre.
5. Instalações exteriores para musculação como se encontram em tantos parques do Mundo.
Ficam apenas algumas ideias, mas decerto a administração da Parque Expo, SA terá consciência de poderá melhorar o que já de si é bom.
 
Add to Technorati Favorites
eXTReMe Tracker