quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Universidades e China

Habituámo-nos a falar da China sempre em termos económicos: das incríveis taxas de crescimento do PIB chinês à evolução exponencial do EBITDA de alguns colossos chineses...Ficamos impressionados com e pelos números!

Não esquecendo algumas investidas da ASAE no sector da restauração... no próximo ano falaremos da China também pelos Jogos Olímpicos. Mas, raramente pensamos em termos culturais ou educativos. Não tenho presente discursos políticos recentes sobre a "Educação" como oportunidade de penetração no mais emergente dos mercados mundiais.

Pois bem, num país (como o nosso) em que há universidades a fechar cursos por falta de alunos, em que há uma crise indisfarçável no sector privado universitário e, sobretudo, em que são conhecidas as dificuldades de afirmação - linguísticas, logisticas,... - das nossas empresas e dos nossos empreendedores no "Império do Meio" seria interessante abrirmos o mercado universitário (público e privado) nacional aos jovens estudantes chineses.

Como vão delegações comerciais à China deveriam preparar-se delegações reitorais para apresentação das nossas universidades! Os futuros estudantes chineses em Portugal passariam a ser, mais tarde ou mais cedo, interlocutores e embaixadores privilegiados da nossa cultura, língua e, obviamente, iniciativa empresarial com manifesta geração de mais-valias!
 
Add to Technorati Favorites
eXTReMe Tracker