sexta-feira, 26 de outubro de 2007

O porquê do fundo preto?


Alguns amigos conhecedores do meu (pacífico) fanatismo pela Académica de Coimbra poderiam adiantar este facto como a causa da coisa.

Pois bem, além da atracção estética pelo preto - de que o Académico Doutor Afonso Queiró dizia ser a única cor - existem, hoje, imperativos ambientais que a tal opção conduziram.

Na verdade, quando um monitor está todo em branco o computador consome cerca de 74 watts, todavia se estiver todo preto, utiliza apenas, em média, 59 watts. Embora pareça pequena a diferença se cada um de nós contribuir à sua escala...

A conclusão vem num artigo escrito por Mark Ontkush.

Já agora, porque estamos a usar ferramentas informáticas e como singela homenagem ao mais recente Prémio Nobel da Paz, Al Gore, pela intransigente luta contra as alterações climáticas - para as quais não acordei hoje! - vale também a pena sublinhar a iniciativa Climate Savers Computing lançada pelas mais importantes companhias de SW e HW do Mundo, como a Microsoft, a HP, Dell, por exemplo.

A iniciativa tem como objectivo central a produção de componentes e computadores com uso eficiente de energia, que pretende reduzir 54 milhões de toneladas ao ano em emissões de dióxido de carbono (CO2). Número impressionante: a redução de emissão de CO2 que poderá ser conseguida através do Climate Savers Computing, de 54 milhões de toneladas ao ano, equivale à eliminação de 11 milhões de carros no mundo ou à plantação de árvores numa superfície de 65 mil metros quadrados.
 
Add to Technorati Favorites
eXTReMe Tracker