segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Do capitalismo popular ao popular capitalismo







Já lá vai o tempo em que os conceitos e práticas do capitalismo eram só para alguns. A democratização começou com as grandes privatizações dos anos 90, em que qq bom português teve a "sorte" de ganhar uns trocos para as férias de verão. Mas não se ficou por aí....Depois da grande depressão do Capitalismo Popular em Portugal, no auge da crise económica mundial e sem privatizações promissoras,voltou. A Galp e a REN marcou o regresso do "povão" aos mercados de capitais. Um sub-mundo da alta finança merecedor de análise sociológica, onde o inside trading se faz em muitos cafés de bairro..

Mas não ficamos por aqui...Com a segunda vaga de Capitalismo Popular veio o Popular Capitalismo...Como mudámos! Até as avozinhas perguntam aos netos o que acham eles das OPAs, da fusão do BCP com o BPI e dizem o que lhes vai na alma sobre o accionista.

O Popular Capitalismo tem um embaixador - Joe Berardo, mais do que Barroso quando introduzia a palavra défice no dia a dia dos portugueses, conseguiu mobilizar o país para o léxico capitalista. Recordo-me particularmente bem quando em tom de justiceiro dizia - "os portugueses têm o direito de saber o que se passou no BCP..." Por momentos o Comendador baralhou-me: seremos todos accionistas do BCP ou Berardo vai fazer uma dispersão do seu capital no BCP pelo povo português?

Mas bom, bom para o Popular Capitalismo era lançar uma OPA ao Galo de Barcelos.
Se o Capitalismo Popular não enriqueceu materialmente a classe média, pelo menos o Popular Capitalismo enriqueceu culturalmente esta mesma classe
 
Add to Technorati Favorites
eXTReMe Tracker