domingo, 18 de novembro de 2007

Cá se fazem cá se pagam!


Não há muito tempo recordo por esta altura estarmos a programar as férias de inverno, regra geral, preocupados já com as reservas de hotel que escasseavam.
Este ano, aliás como no ano transacto, as mudanças de clima pregaram partidas a todos os que esperam ansiosamente o Inverno e as chegadas das neves. Uma passagem pelas principais estâncias de ski da Peninsula Ibérica confirmam o que mais temiamos: não há neve, não há estações abertas e não há ski. Pelo menos para já!
Férias programadas estragadas é mau. Mais um ano sem tirar os skis da garagem é péssimo. Mas se levarmos em linha de conta o que estas mudanças representam para o sector turístico é caso para nos preocuparmos.
Lembro, há uns dois/três anos, um autarca do interior querer fazer do respectivo concelho a "Capital da Neve" portuguesa como meio de atrair gente e investimento. O próprio idealizara a construção da maior pista portuguesa!... Suponho que o projecto tenha estagnado, pois olhando aos 20º médios e ao sol que tem brilhado neste mês de Novembro não haveria investimento que resistisse!
Em Espanha sobretudo, mas igualmente na França, na Suiça e na Áustria estão já a ser feitos levantamentos dos graves prejuízos, porquanto há uma sector da economia - turismo de neve - que depende das boas graças de S.Pedro...ou essencialmente dos sucessivos crimes ambientais que se foram cometendo ao longo do tempo.
Cá se fazem, cá se pagam!
 
Add to Technorati Favorites
eXTReMe Tracker