terça-feira, 6 de novembro de 2007

O Pastel de Nata é uma commodity?


Fiquei contente ao ver uma das "nossas" maiores competências alavancada no contexto da globalização "hard core"....Qual é a vantagem competitiva que os "tugas" podem ter face aos chineses?....Algumas interessantes baseadas na economia do conhecimento, sem dúvida.


Mas a sustentabilidade dessas vantagens competitivas é discutível...Isto porque, também a China está num processo de transformação, deslocando a sua economia de produção para uma economia de produção baseada no conhecimento... Os investimentos em R&D intensificam-se ao ritmo das economias ocidentais...


Sustentabilidade, encontrei no negócio "pastéis de nata na China" referido no Jornal de negócios do dia de hoje. Recuso-me a acreditar que o Pastel de Nata seja uma commodity, mesmo sendo já produzido em Macau, este segundo não passa de uma imitação. A fonte de vantagem competitiva é uma competência chave que só existe no nosso país, nos "tugas"... dificilmente replicável por outros e também dificilmente transmissível....Está em muito poucos índividuos e ninguém vem a Portugal procurar esta competência...Por enquanto..


Sou dos que defende que do Pastel de Nata, passando pelo pastel de Tentúgal, até aos doces algarvios, existe um enorme potencial de criação de valor para o país, pela diversidade e pela potencial procura....Esta é uma verdadeira competência chave que poderíamos ver, ultrapassando questões logísticas, utilizada para fazer best sellers do Harrods...e outros semelhantes...


Parabéns aos tugas que investiram no Pastel de Nata...Agora falta perceber o potencial de procura na China! e em seguida, outras partes do mundo.


P.S - Porquê Pastel e não pastéis? Porque se trata de uma instituição!
 
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